t: +55 16 3373-9428

Docentes

Aldo Roberto Ometto, Professor Associado

Possui graduação em Engenharia de Produção – Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo, Pesquisador do Instituto Fábrica do Milênio e do Núcleo de Manufatura Avançada. Tem experiência na área de Engenharia do Ciclo de Vida do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: adequação ambiental de empresas, avaliação do ciclo de vida, gestão ambiental corporativo, avaliação de impactos ambientais, ecodesign e produção mais limpa.

LATTES/CNPq
Email: aometto@sc.usp.br
Tel: +55 16 3373-8608

Antonio Freitas Rentes, Professor Associado

Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(1989), doutorado em Engenharia Mecânica São Carlos pela Universidade de São Paulo(1995) e pós-doutorado pela Virginia Tech(2000). Atualmente é Servidor Público ou Celetista da Escola de Engenharia de São Carlos – USP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção. Atuando principalmente nos seguintes temas: Transmeth.

LATTES/CNPq
Email: rentes@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-9379

Aquiles Elie Guimarães Kalatzis, Professor Associado

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2004). Livre docente em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP. Atualmente é coordenador de projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Finanças e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Econometria, decisões de investimento, abordagem bayesiana, restrições financeiras, governança corporativa com dados em painel.

LATTES/CNPq
Email: aquiles@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-8288 

Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto, Professora Associada

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999), pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid (2004) e pela Universidad de Salamanca (2008), livre-docência pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo, membro do corpo editorial dos periódicos: – Revista de Engenharia e Ciências Aplicadas , – Produção (São Paulo) (0103-6513), – Revista Produção Online, – RAP. Revista Brasileira de Administração Pública e – Gestão e Produção (UFSCar). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de investimento, competitividade, inovação tecnológica, sustentabilidade, capital privado e capital público.

LATTES/CNPq
Email: daisy@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-9381 

Daniel Capaldo Amaral, Professor Associado

Possui graduação em Engenharia de Produção Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1993) , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2002) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Ministra as disciplinas da área de Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produtos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de produto, Processo de desenvolvimento de produto, Modelos de referência, Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional e Ferramentas para a gestão do conhecimento.

LATTES/CNPq
Email: amaral@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-8289 

Edmundo Escrivão Filho, Professor Associado

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1980), graduação em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Superior de São Carlos (1978), graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior de São Carlos (1979), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pequenas empresas; especificidades da pequena empresa; trabalho do dirigente da pequena empresa; criação, mortalidade e sucesso de pequenas empresas; planejamento estratégico na pequena empresa. Professor Associado 3 da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Grupo de Estudos Organizacionais da Pequena Empresa – GEOPE.

LATTES/CNPq
Email: edesfi@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-9384

Edson Walmir Cazarini, Professor Doutor

Edson Walmir Cazarini é graduado em Engenharia Mecânica (1971), mestre em Ciências da Computação (1976) e doutor em Engenharia Mecânica (1992), todos, pela Universidade de São Paulo. É pesquisador e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, nas seguintes áreas: Sistemas de Apoio à Decisão, Modelagem Organizacional e Educação a Distância. Pertence ao corpo editorial de 2 periódicos e é revisor de outros 2 periódicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sistemas de Apoio à Decisão, Sistemas de Informação, Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento, Modelagem Organizacional, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Ambiente de Aprendizagem e Aprendizagem Colaborativa.

LATTES/CNPq
Email: cazarini@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-8238 

Eraldo Jannone da Silva, Professor Associado

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1996), com mestrado em Engenharia Industrial pela UNESP (2000), e doutorado em Engenharia Mecânica pela EESC- São Carlos, Universidade de São Paulo – USP (2004). Doutorado Sanduíche no Institute of Machine Tools and Production Engineering (WZL), RWTH-Aachen University (2004), Aachen, Alemanha. Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica (2006) pela Worcester Polytechnic Institute WPI Worcester, EUA, desenvolvendo atividades de pesquisa para o desenvolvimento de testes em produtos abrasivos e monitoramento de processos no grupo de Tecnologias de Retificação da Saint-Gobain High-Performance Materials R&D em Massachusetts, EUA (2005-2006). É professor da Universidade de São Paulo USP, Departamento de Engenharia de Produção SEP, Escola de Engenharia de São Carlos – EESC. É pesquisador do Núcleo de Manufatura Avançada NUMA, Laboratório de Processos Avançados e Sustentabilidade LAPRAS. Membro da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM. Principais áreas de pesquisa são: manufatura, usinagem, retificação de precisão, sustentabilidade, monitoramento e supervisão dos processos de usinagem e de máquinas-ferramentas.

LATTES/CNPq
Email: eraldojs@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-8645 

Fábio Müller Guerrini, Professor Associado

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999) e livre-docência em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Associado do departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento e controle de produção e redes de cooperação entre empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de cooperação entre empresas, sistemas de planejamento e controle de produção e gerenciamento na construção civil.

LATTES/CNPq
Email: guerrini@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-9382

Fernando César Almada Santos, Professor Associado

Fernando César Almada Santos possui Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) (1985), Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Doutor da EESC/USP. É Bolsista Produtividade de Pesquisa do CNPq, Nível 2, no período de março de 1010 a fevereiro de 2016. O foco de suas atividades de ensino e pesquisa é a interface entre aspectos estratégicos e organizacionais da Engenharia de Produção, da Administração de Recursos Humanos e da Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de ambiente de equipes, aprendizagem e cultura organizacionais, desenvolvimento de produtos e processos, gestão da qualidade e da logística. Seus principais artigos foram publicados em periódicos científicas, seguidos pelo ano de publicação, estrato Qualis CAPES para a área de avaliação Administração, Ciências Contábeis e Turismo e Fator de Impacto JCR: International Journal of Operations and Production Management (2000, A1 e Fator de impacto JCR: 1.127), International Journal of Human Resource Management (2010 e 2008, A1 e Fator de impacto JCR: 1.043), Journal of Cleaner Production (2012 e 2008, A1 e Fator de impacto JCR: 2.727), Revista de Administração de Empresas da FGV (1999, A2 e Fator de impacto JCR: 0.213), African Journal of Business Management (2010, A2 e Fator de impacto JCR: 0.107), Perspectivas em Ciência da Informação (2009, B1), Produção (2012, 2005 e 2003, B1), Gestão & Produção (2008, 2006, 2004 e 2001, A2), Revista de Administração Contemporânea (2008 e 1997, A2), Revista Brasileira de Administração Pública (2007, A2). Publicou 15 artigos em periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e 9 artigos em periódicos com Fator de Impacto JCR. Seu Fator H da ISI Web of Science é H4. Seus principais artigos foram em: Journal of Operations Management, International Journal of Operations and Production Management, International Journal of Production Research, Journal of Cleaner Production, International Journal of Human Resource Management e International Journal of Manpower. Obteve 4 Prêmios ANPAD (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração): 1 por Melhor Trabalho de Avaliação dos Periódicos ANPAD em 2012 e 3 por Melhor Artigo de Área Temática de Administração de Produção e Logística em 2010, 1999 e 1997. 5 doutores e 13 mestres concluíram teses e dissertações, respectivamente, sob sua orientação. Estes 5 doutores trabalham atualmente, como administrador, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e, como professores, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba (UFSCar), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). É revisor das principais revistas em Administração e Engenharia de Produção no Brasil e do Journal of Cleaner Production. Ministra regularmente uma média de 4 horas-aula presenciais por semestre para disciplinas de graduação e 2 horas-aula presenciais por semestre para disciplinas de pós-graduação. Orienta 9 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em 2013. 18 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, 7 Projetos de Iniciação Científica CNPq e 3 Projetos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP foram concluídos sob sua orientação. Nos 19 anos de exercício profissional na EESC-USP, foi escolhido 5 vezes como paraninfo e 6 vezes como professor homenageado pelos alunos do curso de graduação em Engenharia de Produção Mecânica. Por meio do Escritório Internacional CCInt da USP, coordena convênios internacionais para intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação junto a Leibniz Universität Hannover e a Technische Universität Hamburg-Harburg. Somam 16 os alunos participantes destes intercâmbios.

LATTES/CNPq
Email: almada@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-9385 

Henrique Rozenfeld, Professor Titular

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Engenharia Mecânica – Rheinisch-Westfalischen Technischen Hochschule/Aachen (1988). Atualmente é professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção Mecânica, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos, engenharia de produção, capp, industria Metal-mecânica e gestão do conhecimento.

LATTES/CNPq
Email: roz@sc.usp.br
Tel: +55 16 3373-9394

Humberto Filipe de Andrade Januário Bettini, Professor Doutor

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Especialista em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestre em Transporte Aéreo e Aeroportos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006) e Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Possui experiência na área de Economia, com ênfases em Organização Industrial e Estudos Industriais, Mudança Tecnológica e Métodos Quantitativos. Desenvolveu estágio de pós-doutoramento junto ao Núcleo de Economia dos Transportes, Antitruste e Regulação, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos e atividades didáticas junto ao Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atualmente é Professor Doutor junto ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) ocupando vaga relativa à área de conhecimento da Economia. Cadastrado junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da EESC/USP.

LATTES/CNPq
Email: humberto@sc.usp.br
Tel: +55 16 3373-9404

Janaina Mascarenhas Hornos da Costa, Professora Doutora

Minha área de pesquisa é a gestão da inovação, em particular, voltada para o desenvolvimento de produtos e de sistemas produto-serviço. Meu grupo de pesquisa tem como linha mestra a inclusão dos usuários no projeto de desenvolvimento, o que motiva pesquisas relacionadas com a identificação dos usuários envolvidos ao longo do ciclo de vida do produto, o entendimento de suas necessidades, a gestão de sua participação para gerar ideias, avaliar e testar conceitos. Trabalhamos com a avaliação/proposição de métodos, ferramentas e práticas, com o diagnóstico de processo de desenvolvimento, avaliação de usabilidade de produtos e com análise de novos modelos de negócio. Atualmente temos dois grandes projetos de pesquisa voltados para a área de desenvolvimento de produtos médico-odontológicos. O primeiro projeto busca identificar como pequenas e médias empresas podem se beneficiar com a antecipação do envolvimento do usuário durante o desenvolvimento do projeto. O segundo projeto, relacionado com o tema Economia Circular, tem como objetivo mapear, conhecer e gerenciar as necessidades dos usuários das fases finais do ciclo de vida do produto, como descarte e logística reversa, bem como identificar sua participação em novos modelos de negócio.

LATTES/CNPq
Email: janainacosta@usp.br 
Tel: +55 16 3373-9405

João Fernando Gomes de Oliveira, Professor Titular

Possui Graduação em Engenharia Mecânica (1982), Doutorado em Engenharia Mecânica (1988) e Livre Docência (1992) pela Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos e Pós Doutorado pela University of California – Berkeley (1994). Atualmente é Diretor Presidente do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e está afastado do cargo de Professor Titular da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. É membro do corpo editorial dos periódicos: Journal of Engineering Manufacture, Journal of Manufacturing Science and Engineering e Machining Science and Technology e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. É Fellow da International Academy for Production Engineering – CIRP, membro da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas – ABCM e da Society of Manufacturing Engineers – SME. Foi Coordenador da Área de Engenharias III da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES de 2005 até 2007 e Presidente da Agência de Inovação Fábrica do Milênio, primeira agência de inovação do Brasil. Nomeado em maio de 2011 para ser representante da Comunidade Cientifica no Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Máquinas de Usinagem, atuando principalmente nos seguintes temas: retificação de precisão, monitoramento de processos e de sistemas de produção e processos de fabricação sustentáveis. Orientou 30 dissertacões de Mestrado e 17 teses de Doutorado. Coordenou o Instituto Fábrica do Milênio, programa nacional com mais de 600 pesquisadores sobre manufatura, com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico da indústria manufatureira no Brasil. Tem cerca de 250 trabalhos de sua autoria publicados em periódicos, congressos, revistas e jornais e 5 patentes no INPI. Membro da Acadêmia Brasileira de Ciências (2012). Foi condecorado com a Comenda (2007) e a Grã-Cruz (2010) da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil. Recebeu o Prêmio FCW – Ciência e Cultura na Categoria Ciência Aplicada da Fundação Conrado Wessel (2010); a Medalha da Casa Militar do Estado de São Paulo (2010); recebeu o Prêmio Anísio Teixeira por contribuição à educação e pesquisa (2011) ; o Prêmio Personalidade da Tecnologia do Sindicato dos Engenheiros de SP (2001) e o SAP Americas Innovation Award (2000). Antes de assumir a Direção do IPT, desenvolveu projetos de inovação e foi consultor das empresas: TRW Automotive nos EUA, Europa e Asia, Chrysler, Hyunday, Mitsubishi, BMW e Saint Gobain Abrasives nos EUA. Já apoiou a criação de 2 novas empresas de alta tecnologia. Atualmente participa dos Conselhos da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, do Centro Paula Souza – SPTec, do Comitê Externo de Avaliação do INSPER e do Conselho Deliberativo do SEBRAE – São Paulo. No MCTI participa do comitê de criação da EMBRAPII – Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação na Indústria.

LATTES/CNPq
Email: jfgo@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-9393 

Kleber Francisco Esposto, Professor Doutor

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo(2000), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo(2003) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo(2008). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo e Revisor de periódico do Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção. Atuando principalmente nos seguintes temas:Medição de desempenho, Gestão de Desempenho, Produção Enxuta, Gestão Visual.

LATTES/CNPq
Email: kleber@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-8606

Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti, Professor Titular

Engenheiro mecânico formado na Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, com mestrado em Metrologia e Garantia da Qualidade por Cranfield Institute of Technology e doutorado em Engenharia pela University of Warwick, ambas na Inglaterra. Livre-Docente na área de Gestão da Qualidade pela Escola de Engenharia de São Carlos. Professor Titular da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Diretor Executivo da ANPEPRO – Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Editor Associado da Revista Gestão & Produção. Foi Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP (2006 – 2010 e 2014 – 2016), Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da EESC-USP (2013-2014), Coordenador do Curso de graduação em Engenharia de Produção da EESC-USP (1997-2000) e Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Produção da EESC-USP (2009-2011). Pesquisador do CNPq, coordena um grupo de pesquisa em gestão da qualidade e mudança (cadastrado no CNPq). Suas especialidades em ensino e pesquisa são na área de gestão da qualidade e gestão de desempenho. Atualmente, desenvolve também uma linha de pesquisa em técnicas multicritério e de inteligência artificial (fuzzy) para suporte à decisão em gestão de desempenho de fornecedores.

LATTES/CNPq
Email: carpinet@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-9421 

Luiz Ricardo Kabbach de Castro, Professor Doutor

Doutor e Mestre em Economia de Empresas pela Universidad Autónoma de Barcelona, obtendo grau distinção e louvor por sua tese de doutorado, relativa à área de governança corporativa comparada. É Meste e Engenheiro de de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos. Durante seu doutorado, foi professor visitante na Universidade de Illinois, EUA, de 2010 a 2011. Lecionou cursos de graduação e pós-graduação na Universidade de Illinois (USA), Universidad Adolfo Ibáñez (Chile), Universitat de les Illes Balears (Espanha), IBMEC (atualmente INSPER), Faculdade de Administração e Artes de Limeira e SENAC/SP. Atualmente, é professor Doutor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC – USP. Recebeu o prêmio de melhor artigo do Encontro Anual do “Academy of International Business – Latin American Chapter 2013”, e o prêmio “FEF” 2011 de melhor artigo acadêmico da Fundação de Estudos Financeiros da Espanha, Madrid. Foi finalista dos prêmios GWU-CIBER Emerging Markets Award no Encontro Anual do Academy of Management 2011 , San Antonio, EUA; Robert H. Schaffer Award para o melhor artigo em Gestão Internacional Aplicada no Encontro Anual do Academy of Management 2011 , San Antonio, EUA; e, do prêmio de melhor artigo em Teoria em Estratégia e Negócios Internacionais da Divisão de Gestão Internacional do Encontro Anual do Academy of Management 2011 , San Antonio, EUA. Apresentou seus trabalhos acadêmicos sobre governança e finanças corporativa nos principais congressos nacionais e internacionais das área, como Academy of Managemet , Academy of International Business, Encontro Brasileiro de Finanças, Foro de Finazas, ACEDE, entre outros. Co-autor dos livros Handbook of Corporate Governance, editado pela Oxford University Press, SAGE Handbook of Corporate Governance, editado pela Sage Publications, e Capitalisms and Capitalism in the 21st Century, editado pela Oxford University Press, e Gestão da Estratégia: Experiências e Lições de Empresas Brasileiras, editado pela Elsevier. Atuou como consultor em empresas multinacionais de consultoria como Arthur Andersen, Symnetics, e Capgemini, desenvolvendo projetos relacionados à reestruturação estratégica, e de processos, execução da estratégia e gestão de projetos, bem como implementação de modelos financeiros.

LATTES/CNPq
Email: luiz.kabbach@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-8642

Marcel Andreotti Musetti, Professor Doutor

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC da Universidade de São Paulo – USP (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela EESC/USP (1995) e doutorado também em Engenharia Mecânica pela EESC/USP (2000). Atualmente é professor doutor do departamento de Engenharia de Produção da EESC/USP (desde 1994) e está como coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção Mecânica EESC/USP (2007-2012). Desenvolve pesquisa na área de logística: estruturas de excelência logística, perfil profissional na Logística, ambientes didáticos em gestão da armazenagem, aplicação da logística em organizações do terceiro setor e, mais recentemente, logística dos canais reversos e logística hospitalar (formação de grupo de pesquisa).

LATTES/CNPq
Email: musetti@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-9383

Marcelo Bertolete Carneiro, Professor Doutor

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Mestre em Engenharia Mecânica pela mesma universidade (2009). Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2014). Professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Departamento de Engenharia de Produção. Atua na área de Processos de Fabricação (Usinagem e suas operações), no desenvolvimento de ferramentas corte em gradação funcional (Metalurgia do Pó – sinterização por SPS) e desde 2014 tem desenvolvido pesquisa em colaboração com o Centro de Lasers e Aplicações (CLA/IPEN).

LATTES/CNPq
Email: bertolete@sc.usp.br
Tel: +55 16 3373-9267

Marcelo Seido Nagano, Professor Doutor

Engenheiro Mecânico-mecatrônica, Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo, Pós-doutor em Matemática e Computação Aplicada pelo Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é Pesquisador e Bolsista de Produtividade e Pesquisa do CNPq, e editor da revista internacional Journal of Engineering and Computer Innovations (JECI). Membro do corpo editorial das revistas Internacionais e Nacionais: International Journal of Industrial Engineering Computations, Management Science Letters, Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Produção Online, Revista Economia e Gestão, Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas e Revista Pesquisa Naval. Referee de revistas Internacionais e Nacionais: Computers and Operations Research, Asia Pacific Management Review, International Journal of Advanced Manufacturing Technology, International Journal of Metaheuristics, 4OR (Four Operations Research), International Journal of Computational Methods, Journal of Engineering and Computer Innovations, Information Sciences, Industrial Management & Data System, Journal of the Operational Research Society, Applied Mathematics and Computation, International Business Review, Computers & Industrial Engineering, International Journal of Industrial Engineering Computations, Management Science Letters, Knowledge Management Research & Practice, Scientia Iranica, African Journal of Business Management, International Journal of Production Research, Innovation: Management, Policy & Practice, Revista Gestão e Produção, Revista Produção, Revista RAUSP, Revista Economia e Gestão, Revista Pesquisa & Desenvolvimento em Engenharia de Produção, Revista Brasileira de Finanças, Revista Contabilidade & Finanças, Revista Eletrônica Produção e Engenharia, Revista GEPROS – Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Revista Produção Online, Revista de Ciências Gerenciais, Revista de Economia, Revista BASE, Revista Cadernos do IME Série Estatística, Revista Pesquisa Naval, Revista Pesquisa Operacional. Consultor Ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Professor dos programas de Graduação e Pós-graduação em Engenharia de Produção da EESC-USP. Pesquisador nas áreas de Pesquisa Operacional Aplicados aos Sistemas de Produção, Gestão do Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo. Recentemente tem publicado suas pesquisas nas seguintes revistas internacionais: Journal of the Operational Research Society, Computers & Industrial Engineering, International Journal of Advanced Manufacturing Technology, Journal of Cleaner Production, Journal of Materials Processing Technology, Lecture Notes in Computer Science, International Journal of Human Resource Management, African Journal of Business Management, International Journal of Industrial Engineering Computations, Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, International Journal of Production Research, Interciencia, Acta Scientiarum – Technology, Knowledge Management Research & Practice e Engineering Applications of Artificial Intelligence.

LATTES/CNPq
Email: drnagano@usp.br 
Tel: +55 16 3373-8607 

Marino de Oliveira Resende (Professor Aposentado)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo(1969), especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1975), mestrado em Engenharia Mecânica [S. Carlos] pela Universidade de São Paulo(1983) e doutorado em Engenharia Mecânica [S. Carlos] pela Universidade de São Paulo(1989). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Planejamento, Controle da Produção, Indústria Mecânica.

LATTES/CNPq
Email: mresende@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-9380

Mateus Cecílio Gerolamo, Professor Doutor

Mateus Cecílio Gerolamo é engenheiro de produção formado em 2000 pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu seu mestrado (2003) e doutorado (2007) em Engenharia de Produção sobre os temas Gestão de Melhoria e Mudança Organizacional, e Gestão de Desempenho em Redes Regionais de Cooperação de Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Realizou o doutorado sandwich e pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Berlim (TUB) entre 2006 e 2008. Possui mais de 15 anos de experiência em pesquisa, docência e projetos de consultoria. Atuou como coordenador de uma rede de cooperação de PMEs em projeto financiado pelo SEBRAE / FIESP (2005). Lecionou as disciplinas Administração da Produção e Operações, e Gestão da Qualidade para o curso de Administração de Empresas (entre 2003 e 2005). Realizou projetos de consultoria nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão da Produção para PMEs. Foi consultor em Supply Chain Management pela Axia Value Chain entre 2008 e 2010. Envolve-se em atividades administrativas e pedagógicas relacionadas à Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e seus respectivos cursos de engenharia. Participa também de atividades sociais e de extensão coordenando equipes de alunos como, por exemplo, EESC Jr e Projeto Rondon. Possui livro publicado na área de Gestão da Qualidade. Tem vários artigos publicados e é revisor de periódicos acadêmicos nacionais e internacionais. É certificado CPIM (Certified in Production and Inventory Management) pela APICS (The Association for Operations Management). Desde 2010 é Professor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP. Sua área de atuação em docência, pesquisa e extensão compreende Gestão da Qualidade, Gestão da Mudança, Cultura Organizacional, Liderança e Educação.

Link de acesso ao currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3002611390279533
Link de acesso ao LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/mateus-gerolamo-802b965

LATTES/CNPq
Email: gerolamo@sc.usp.br

Email: mateus.gerolamo@gmail.com 

Tel: +55 16 3373-8643 

Oswaldo Luiz Agostinho (Professor Aposentado)

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1985) , Livre Docência em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas, e professor doutor da Universidade de São Paulo. Em atividades empresariais , foi Gerente Corporativo de Tecnologia da Informação da Eaton América do Sul ; atualmente é sócio proprietário da ORA Consultoria em Gestão Empresarial Ltda .As linhas de pesquisa são Competitividade , Estratégias ligadas a Competitividade , Gestão de Tecnologia para Competitividade , Flexibilidade e Integração dos Sistemas Produtivos ,planejamento processo.

LATTES/CNPq
Email: agostinh@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-8850

Reginaldo Teixeira Coelho, Professor Titular

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1987) – Escola de Engenharia de São Carlos, Mestrado em Engenharia Mecânica (1991) – Tema: Retificação, Doutorado pela The University of Birmingham (1995), Inglaterra – Tema: Usinagem de Compósitos. Pós-doutorado na McMaster University – Hamilton Canadá (2005) – Tema: Simulação de Processos de Usinagem e de Conformação Usando FEM. É atualmente Professor Titular da Escola de Engenharia de São Carlos, EESC – USP – Departamento de Engenharia de Produção. Especialista em Manufatura, com ênfase em Usinagem e Conformação dos Metais, pesquisando em: Usinagem dos Materiais, Simulação de Usinagem e Conformação com FEM, Monitoramento e Supervisão de Processos Produtivos. Ocupa a Chefia do Departamento de Engenharia de Produção e a Presidência da Comissão de Pesquisas da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC-USP.

LATTES/CNPq
Email: rtcoelho@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-8235

Walther Azzolini Junior, Professor Doutor

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1996 – Conceito CAPES 7) e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo – USP (2004 – Conceito CAPES 5). Participou de cursos de Extensão Universitária oferecidos pela University of California: Gestão de Projetos e Logística e Canais de Distribuição. Na UNIARA foi professor universitário durante catorze anos dos cursos de Engenharia de Produção, Economia e Administração (02/1997 – 01/2011). Coordenador do curso de Administração (02/1998 09/2004). Coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Produção (06/2009 – 01/2011) e Coordenador dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu MBA – Gestão Estratégica da Produção e Operações e Gestão Estratégica da Produção e Operações in Company na Empresa LUPO Ltda. (02/2004 12/2008). Coordenou a elaboração da proposta do projeto de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção – CAPES – março de 2008 (ppgep@uniara.com.br), proposta aprovada em setembro de 2008. Foi Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (02/2008 – 01/2011). No programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção coordena como professor colaborador o projeto de pesquisa Tecnologias de Informação para a integração da manufatura, com ênfase à programação da produção do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/2009 Edital MEC/CAPES e MCT/FINEP. Atualmente é Professor Assistente MS-3 da Universidade de São Paulo, lotado na Escola de Engenharia de São Carlos (Departamento de Engenharia da Produção), cargo 1096257, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa. É pesquisador convidado da Equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Gestão de Pequenas Organizações e Desenvolvimento Sustentável – GEOPE – Grupo de Estudos vinculado ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção-SEP da Escola de Engenharia de São Carlos-EESC da Universidade de São Paulo-USP. Coordenador: Prof. Associado Edmundo Escrivão Filho http://www.prod.eesc.usp.br/geope/ É pesquisador convidado da Equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Gestão da Produção com ênfase no PCP – PLACOP vinculado ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador: Prof. Dr. Flávio Cézar Faria Fernandes http://www.dep.ufscar.br/grupos/placop/Page%203.php

LATTES/CNPq
Email: wazzolini@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-8605 

Wilson Kendy Tachibana, Professor Doutor

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo(1972), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo(1980) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo(1992). Atualmente é Professor RTC da Universidade de São Paulo, Contratado por Horas / Aulas do Centro Universitário Central Paulista e professor titular do Centro Universitário de Araraquara. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Gestão Econômica, Sistemas de Informações Gerenciais, Gestão Estratégica de Custos.

LATTES/CNPq
Email: tachiban@sc.usp.br 
Tel: +55 16 3373-9380