t: +55 16 3373-9428

Competências

Por meio de seus grupos de pesquisa, o NUMA possui as seguintes competências:

fig_competencias

Adequação Ambiental e Sustentabilidade

As competências relacionadas à adequação ambiental de empresas são catalisadas pelo grupo AMA, o qual desenvolve suas atividades em estreita colaboração com o grupo GEI2 (que trata das questões ambientais durante o processo de desenvolvimento de produtos – Ecodesign) e com o grupo LAPRAS (que trata das questões ambientais durante a fabricação do produto – Produção mais Limpa).

Automação 
Competência encontrada principalmente no grupo LAPRAS, que desenvolve automação tanto de processos de fabricação como das máquinas, criando máquinas inteligentes. Nos demais grupos essa competência está relacionada principalmente com a aplicação de sistemas de informação.

Gestão da Qualidade
Competência do GMME, que possui muita experiência na área. Porém, os conceitos de qualidade permeiam todos os grupos e também podem ser encontrados trabalhos relacionados com essa área no GEI2.

Gestão de Desenvolvimento de Produto
Competência essencial do GEI2, mas esse tema também é tratado no GMO e no GMME.

Gestão de Mudanças
Competência dos GMO e GMME, mas algumas questões de mudanças relacionadas com o ciclo de vida de produtos também são tratadas pelo GEI2.

Gestão de Processos
Competência básica de todos os grupos, pois as empresas de classe mundial são geridas por processos e por isso desenhar (modelar), analisar e otimizar são atividades comuns a vários projetos de melhoria.

Gestão do Conhecimento
Competência do GEI2, com ênfase na aplicação de sistemas de informação.

Lean Production
Competência principal, atualmente, do GMO. O desenvolvimento de produtos lean é tratado pelo GEI2.

Logística
Competência essencial do grupo LOGOSS.

Medidas de Desempenho
Competência do GMME, que desenvolve vários trabalhos na área com aplicações práticas nas empresas. O GEI2 desenvolve trabalhos nesta área, somente quando relacionados com o processo de desenvolvimento de produtos. O GMO e o LOGOSS também tratam dessa questão na área de planejamento da produção e logística respectivamente.

Melhoria Contínua
Competência do GMME e também do GMO. Na área de desenvolvimento de produtos o GEI2 trata deste tema e o grupo OPF realiza diversos trabalhos deste tipo com empresas.

Modelagem de Empresa 
Competência básica para a realização dos trabalhos do GEI2, GMO, GMME, AR-C e grupo LOGOSS, que compreende o domínio de vários métodos e ferramentas de modelagem nas diversas áreas de conhecimento .

Otimização de Processo de Fabricação
Competência essencial do grupo LAPRAS. É tema também dentro da lean production nos trabalhos desenvolvidos pelo GMO.

Redes de Cooperação
No passado tínhamos um grupo que pesquisava empresas virtuais (EVI) que começou a formar a competência do NUMA nessa área. Hoje essa é a competência essencial do grupo AR-C. O GEI2 também desenvolve trabalhos relacionados com engenharia colaborativa e o grupo LOGOSS com a cadeia de suprimentos, que é uma rede de cooperação.

Seis Sigma 
Competência do GMME, GEI2 e GMO, de acordo com as especificidades das suas áreas de atuação.

Sistema de Informação
Todos os grupos possuem essa competência, abrangendo sistemas embarcados, de controle, automação, planejamento, simulação, programação etc. nas diversas áreas de conhecimentos do NUMA.