t: +55 16 3373-9428

Grupos de Pesquisa

Os seguintes grupos de pesquisa integram o NUMA:

Grupo de Arquiteturas para Redes Dinâmicas (AR-C) – A proposta do grupo é desenvolver arquiteturas de referência para redes em sistemas produtivos dinâmicos. As arquiteturas são estruturadas de acordo com a metodologia EKD (Enterprise Knowledge Development) que permite a modelagem organizacional visando o compartilhamento de recursos e competências para aumentar os ganhos em critérios competitivos.
Prof. Associado Fábio Müller Guerrini – guerrini@sc.usp.br

Grupo de Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida de Produtos (EGCV) – A sua criação surgiu da necessidade da geração de conhecimento e pesquisas científicas aplicadas à adequação ambiental em manufatura em resposta à crescente demanda da sociedade por produtos de alto desempenho ambiental, ou seja, produtos disponibilizados para o atendimento às necessidades humanas com o mínimo de impacto ambiental possível durante o seu ciclo de vida.
Prof. Doutor Aldo Roberto Ometto (Coordenador) – aometto@sc.usp.br
Prof. Doutor Kleber Francisco Esposto – kleber@sc.usp.br

Grupo de Engenharia Integrada e Engenharia de Integração (GEI2) – Este grupo trata principalmente de gestão de projetos; gestão do processo de desenvolvimento de produtos (GDP) / ciclo de vida de produtos (PLM – product life-cycle management); modelagem de processos; e aplicação de sistemas de informação.
Prof. Titular Henrique Rozenfeld – roz@sc.usp.br
Prof. Doutor Daniel Capaldo Amaral – amaral@sc.usp.br

Grupo de Gestão da Qualidade e Melhoria (GQM) – O GQM é formado por alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. O GQM tem como objetivo principal promover o estudo e aplicação de conceitos, métodos e ferramentas para a gestão de melhorias e mudanças nas empresas.
Prof. Associado Luiz C. R. Carpinetti – carpinet@sc.usp.br
Prof. Doutor Mateus Cecílio Gerolamo – gerolamo@sc.usp.br

Grupo de Gerenciamento da Mudança e Melhoria Organizacional (GMO) – Gerenciamento da Mudança e Melhoria Organizacional – vem pesquisando e desenvolvendo metodologias e técnicas específicas para apoiar processos de transformação.O seu objetivo é dar suporte às empresas e aos seus agentes, fornecendo modelos de referência ao processo de mudança.
Prof. Associado Antonio Freitas Rentes – rentes@sc.usp.br

Grupo de Logística, Organização, Sistemas e Sociedade (LOGOSS) – O objetivo do grupo LOGOSS é realizar estudos e pesquisas sobre Estruturas de Excelência Logística, priorizando os seguintes temas: Métodos de implantação e operacionalização; Competências necessárias; Aplicações em organizações sem fins lucrativos. O grupo também desenvolve trabalhos na implementação de cenários didáticos na área de Logística (Distribuição Física: Gestão de Armazenagem).
Prof. Doutor Marcel Andreotti Musetti – musetti@sc.usp.br

Laboratório de Processo Avançados e Sustentabilidade (LAPRAS) – Concebido para apoiar, com produção de conhecimentos e tecnologias de fabricação a manufatura Brasileira. O LAPRAS é estruturado em três campos de atuação: Adequação Ambiental de Processos de Fabricação, Funcionalização e Texturização de Superfícies e Processos Avançados de Fabricação. Sempre voltado às aplicações industriais, as pesquisas são desenvolvidas em parceria com empresas, nas quais se encontram as maiores oportunidades de inovação em processos e produtos. Contribui-se assim, para o desenvolvimento industrial manufatureiro, aumentando as chances de sucesso das empresas, com produtos e processos de alta tecnologia e alto valor agregado, gerando melhores empregos e mais qualidade de vida.
Prof. Titular João Fernando Gomes de Oliveira – jfgo@sc.usp.br
Prof. Titular Reginaldo Teixeira Coelho – rtcoelho@sc.usp.br
Prof. Doutor Eraldo Jannone da Silva – eraldojs@sc.usp.br