t: +55 16 3373-8126

Auxílios e Estágios no exterior

AUXÍLIOS

O aluno pode solicitar recursos financeiros para participação em congressos nacionais (mestrado e doutorado) e internacionais (apenas doutorado), sendo custeado as inscrições, passagens e diárias. Outros recursos de custeio também podem ser solicitados. Os principais mecanismos para custeio são a verba CAPES PROAP  e auxílio da Pro-reitoria de Pós-Graduação da USO. Consulte seu orientador e a Secretaria do Programa para maiores detalhes.

 

ESTÁGIOS DE PESQUISA NO EXTERIOR

Programa CAPES (PDSE)

O Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) é um programa da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de Doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3.
Maiores informações sobre requisitos do candidato, inscrições e outras, podem ser obtidas através do link: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse

 Bolsa FAPESP

A FAPESP reconhece a importância do intercâmbio de pesquisadores em formação com grupos de pesquisa do exterior, possibilitada pela interrupção de bolsas regulares que a Fundação concede no país para o usufruto de bolsas no exterior, financiadas por outras agências, assim como o uso da Reserva Técnica das bolsas no país para período de até seis meses no exterior, sem interrupção da bolsa FAPESP. No curso do contato regular que a Fundação mantém com a comunidade dos pesquisadores do Estado, no intuito de identificar suas demandas e avaliar os efeitos das políticas de fomento que aplica, tornou-se clara a necessidade de adoção de novas modalidades de apoio à realização de estágios de pesquisa no exterior para pesquisadores em formação e para aqueles desenvolvendo estágios de pós-doutoramento.
Maiores informações sobre requisitos do candidato, inscrições e outras, podem ser obtidas através do link:  http://www.fapesp.br/bolsas/bepe/#idx

Banco SANTANDER

O banco Santander oferece bolsas de curta duração para intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação. Anualmente, a USP divulga edital convocando os alunos interessados a se inscrever no programa de intercâmbio.